sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora de Começar . . . . .

“O WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.


É isso aí. É amanhã.

Um coisa que deveria ser pensada todos os dias, a todos os instantes, amanhã terá uma hora para a reflexão do quão importante é esta causa.

É bom começarmos a fazer a diferença antes que seja ainda mais tarde, pois olhando o mundo como está, sabemos que já é tarde.

Que chamemos a atenção dos governos, políticos, formadores de opinião e até mesmo a nossa atenção para que comecemos a fazer a nossa parte e deixar um mundo no mínimo decente a nós e aos nossos netos.

Prestemos mais atenção ao aquecimento global, ao desperdício de energia e água, na poluição, desmatamentos, matanças de animais, pois tudo está intimamente ligado.

 

NÃO FAÇAMOS AO PLANETA O QUE NÃO FARÍAMOS A NÓS MESMOS!

QUE CADA UM FAÇA A SUA PARTE DAQUI POR DIANTE!

 






[BEYComm Mundo]

domingo, 22 de março de 2009

POSITIVAMENTE COCA COLA

Não sei ao certo quando que esta campanha foi lançada. Pode ser que já venha veiculando há algum tempo, mas falarei dela apenas hoje.

COCA COLA VIVA POSITIVAMENTE

Bom, como todas as campanhas da Coca Cola, só podemos dizer Sensacional.

Criada pela DPZ a campanha visa mostrar a visão responsável da Coca Cola Company em relação ao meio ambiente. 

Reúne os princípios, valores e as áreas de atuação prioritárias para que a operação da organização esteja em linha com um contexto de desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental.“, segundo a Coca Cola.

Segundo a Coca, o princípio sustenta-se em 5 pilares: pessoas, planeta, performance, portifólio e parceiros e subdivide-se em 7 frentes de atuação: Água, Embalagens Sustentáveis, Comunidade, Energia e Clima, Vida Saudável, Ambiente de Trabalho e Benefícios das Bebidas.

O hot site da campanha (http://www.vivapositivamente.com.br) foi muito bem planejado. Mostra cada uma das frentes separadamente, com textos, artigos e fotos sobre os projetos da Coca Cola e também os prêmios recebidos pela Coca. Há ainda a possibilidade de filtrar os artigos por países. O site é bem interativo, tendo uma barra de Favoritos para o usuário colocar seus artigos.

A parte impressa conta com anúncios impressos com mensagens de otimismo e logo abaixo vem algo que a Coca Cola faz para a Sustentabilidade do Planeta.

 


 























Elogios para Coca e para DPZ a parte, temos de reconhecer que, além de ser uma campanha com uma mensagem profunda, o marketing sustentável hoje em dia é peça fundamental para qualquer empresa.

As grandes corporações precisam mostrar aos seus consumidores que estão contribuindo com o meio ambiente, com a sociedade. Também com essas ações as empresas incentivam as pessoas a fazerem sua parte, mostrando claramente que o pouco que cada um faz já é uma grande diferença.

Há muitas empresas que fazem suas ações sociais e ambientais com grandes projetos que realmente fazem a diferença.

Gosto muito desses projetos, concordo plenamente que as pessoas aceitam pagar mais por um produto sustentável e gosto muito desse tema também.

Espero que casa vez mais as empresas invistam nessa área e que todos tomem consciência e façam sua parte. O mundo não vai agüentar tanto tempo. Tudo que fazemos volta para nós, exatamente como na propaganda da WWF (mas enfim, hoje o dia é da Coca).Em breve farei um post só para causas ambientais.

Segue o vídeo da propaganda da WWF citada.

  


 VIVA POSITIVAMENTE


[BEYComm o Mundo!]

sexta-feira, 20 de março de 2009

Comprem suas bóias

Não sei se todas as pessoas acompanharam a “SP Pool Party” na terça-feira. Não tinha restrições de nada, qualquer pessoa que estava na cidade era intimada a estar na festa. Funcionou assim: carro em cima de carro, pessoas andando de bote para salvar outras, algumas nadando, casas alagando mais de 2 metros e muitas outras atrações. Mas as vezes toda a algazarra tem seu lado ruim, e com a “Terra da Garoa” (acho que precisamos pensar sério nesse nome) não foi diferente. Tivemos algumas baixas no dia, mas não quero tocar nesse assunto. Estou falando das freqüentes enchentes paulistanas. Tenho que admitir que adoro uma farra, mas não desse tipo.

Nosso governo precisando tomar sérias atitudes sobre isso e nada. Falou em certas atitudes, não falou em governo. Aqui está funcionando assim.

Essa semana li uma reportagem com o Danilo Gentili (repórter do CQC) dizendo assim: “Uma maneira boa do povo aprender a não poluir a cidade e evitar as enchentes é proibindo o Carnaval. Até eles não aprenderem, a festança não volta”. Olha, se é para o bem da cidade, que mal tem?! Todos aprendem na marra, querendo ou não.

Homenagem para a minha terrinha querida, com uma leve modificação no refrão mais conhecido da Fernandinha Porto: São Paulo 40 graus, cidade das enchentes, do calor insuportável e do caos.

Já comprei meu jet ski para a próxima pool party. E você? O que está esperando?!

 

“Enquanto houver Carnaval, não haverá nenhuma revolução social no Brasil”

Mario Vargas Llosa

 


[BEYCOmm a cidade]

quinta-feira, 19 de março de 2009

Essenciais

De um tempo pra cá, tornei-me ainda mais apaixonado por frases (tenho que admitir, o livro: Essencial Duailibi, tem  culpa nisso). Entre elas: provérbios, frases de anônimos, butecos, pára-choques de caminhões, igrejas, pichações, livros, músicas, anúncios publicitários, dentre outros milhões de lugares que tenham um “bucadinho” da experiência de alguém escrito ali.

Quem nunca recebeu um email, carta, até mesmo um correio elegante durante a festa junina com uma frase que não tenha martelado na sua cabeça? Sendo ela boa, engraçada ou péssima.

Existem 3 tipos de frase (na minha humilde opinião): normais, anormais e arrepiantes. Quem nunca leu uma frase e esqueceu logo depois? Ou não entendeu nada do que a pessoa quis dizer? E aquelas que mesmo sem chegar no ponto final, você já está com frio na barriga, querendo que o fim não esteja próximo, que a frase dure  mais uns dois minutos, e se for preciso que o mundo pare para ela não acabar, tudo bem! Maas, como tudo que é bom dura pouco, com as frases não é diferente. Se você sentiu aqueeele arrepio (esse mesmo que está pensando) ao terminá-la, é isso aí.Voilà! Sucesso! Acabou de se emocionar com uma frase, sendo ela simples ou não. 

Frase, é uma ordem de palavras que já fizeram muito por alguém, e podem fazer ainda mais por outro alguém. São sentimentos diferentes despertados do mesmo lugar.

Uma simples linha, com certas palavras, para pessoas certas.

Isso é frase. Ser impar, ser única. E todos temos uma.

 

 

“Comunicação é a troca de emoção”

Milton Santos

 

[BEYCOmm sensações]

terça-feira, 17 de março de 2009

Sei que nada sei

“Sou brasileiro e não desisto nunca”. Que bonito isso. Escolhemos esse conceito ou tivemos ajuda de alguém? Acho que nem precisou. Um país tão carente de tantas frentes como o nosso, falou em “desisto nunca”, mostramos já a nossa força de vontade e perseverança nas coisas.

Lembrei dessa frase por um simples motivo, nosso presidente da república. Ele mesmo, o representante da nação, Luis Inácio Lula da Silva. Só uma pessoa “bem informada”, “bem respaldada” e “bem retardada” poderia soltar na mídia algo como: "Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha, que não dá nem para esquiar". Isso mesmo. Pode ficar pasmo. Não é que ele adivinhou como sempre?

A marolinha era lá no começo da crise (ponto!) mas ele não pensou no futuro? Claaaaro que não! Afinal, Luis Inácio não desiste nunca de soltar suas frases momentâneas e inesquecíveis para depois vir um retardado e escrever em um blog, ou até mesmo fazer que nem a Folha de São Paulo, um filme na TV sobre essa frase. Se você ainda não viu, veja. O senso-comum reina.

Li também uma reportagem na Época Negócios - Edição Especial aonde grandes empreendedores do momento no Brasil conversam francamente sobre a crise, anti-crise, gestão e etc. Uma palinha dessa reportagem é que 90% deles disseram que esse momento pode durar mais de 3 anos no mínimo.

Agora, vamos acreditar em um presidente que na maioria das vezes está equivocado? Ou em pessoas respaldadas que vivem o dia-dia da crise?

O nosso queridíssimo Lula precisa aprender 3 coisas antes de tudo: A língua portuguesa, o português e quem sabe a compreender o português, assim talvez ele desista de falar bobagem por antecipação, que já não é a primeira e nem vai ser a última vez.

 

 

“Todo mundo é ignorante, só que em assuntos diferentes”

Will Rogers

 

 

[BEYComm a crise] 

Paixão por velocidade

A largada será dada no próximo domingo na Austrália, mas o mundo da F1 não parou desde o final da temporada 2008.

Pilotos em busca de equipes, escuderias em busca de patrocínios, novos motores, autódromos se preparando para as corridas do próximo ano, todos se adaptando às novas tecnologias e novas regras e nós telespectadores, apenas aguardando o início desse espetáculo que faz girar bilhões de dólares.

A mais nova regra foi divulgada oficialmente hoje, 17 de março de 2009. Segundo a nova regra o campeão da temporada de 2009 não será quem fizer mais ponto. O campeão será quem tive o  maior número de vitórias.

Regra um tanto quanto polêmica como os quadriangulares finais no futebol, onde o título é decidido em alguns jogos e não pela regularidade do total. Lógico que o vencedor da temporada de 2009 terá uma regularidade acima do nível, porém  pode não terminar todas as corridas, enquanto um que terminou todas, fez mais pontos porém venceu uma corrida a menos se sentirá prejudicado.

O campeonato de construtores continua o mesmo: ganha a equipe que somar o maior número de pontos. Um tanto quanto contradizente.

Isso dará muita, muitaa polêmica.

Além disso, teremos nosso Rubens Barrichello na Brawn GP, a mais nova integrante do torneio (na verdade apenas substituiu o nome da equipe Honda) e promete incomodar as grandes.

Inclusive, teste pós teste, a Brawn GP vem surpreendendo e assustando os grandes. Boa Sorte Rubinho.

Além disso, haverá mais velocidade, mais ultrapassagens, mais emoção.

KERS, o novo astro da F1. Sistema de Recuperação de Energia Cinética. O sistema capta a energia que seria desperdiçada na desaceleração para ser reutilizada em outro momento. Mais emoção.

A mais alta tecnologia, os melhores pilotos, grandes eventos e muita emoção.

Esperamos ver brevemente essas tecnologias a nossa disposição. E quem sabe num futuro próximo carros com combustíveis sustentáveis/ híbridos que não agridam o meio ambiente e que isto chega rápido à nosso. Estamos precisando cuidar um pouco do Planeta!

 

Esperamos ver um show nas pistas e também fora delas, com grandes marcas explorando o evento, fazendo muitas ações de marketing de experiência, guerrilhas, enfim, ações diferenciadas e criativas. Vamos esperar e comentá-las aqui quando forem feitas.

 

É isso. 

Que venha a F1 2009!

E que o sangue continue correndo.

 

[BEYComm Pressa!] 

domingo, 15 de março de 2009

O Poder do Consumidor

Hoje, dia 15 de março de 2009, é o Dia Mundial do Consumidor.

Dia de Todos nós.

Créditos para as grandes marcas que fazem com que seus consumidores se tornem fiéis e seus defensores.

Créditos a nós publicitários, que apoiamos nossos clientes nessa missão de entrar no mercado e persuadi-los à compra.

Mas os maiores créditos vão para TODOS. TODOS NÓS CONSUMIDORES.

Publicitários, empresários, engenheiros, médicos, freelancers, músicos .... TODOS!

Impossível viver no mundo de hoje, cada vez mais capitalista, sem se falar em consumo.

O fato é que a economia é movida pelo consumo e este, é controlado pelo consumidor.

Cada vez mais o foco está no consumidor. Ele é quem tem o PODER DE DECISÃO.

Exatamente por isso é que, nos dias de hoje, podemos dizer que o mercado de massa já não existe mais. O mercado está cada vez mais segmentado. As empresas buscam esforços para atingir seu público da maneira mais eficiente e, o consumidor espera cada vez mais produtos feitos para ele; do jeito que ele quer; personalizado.

O consumidor é a peça-chave.

Ele é quem gera o buzz.

Ele é quem tem o poder de destruir uma marca ou de coroá-la.

As marcas precisam aprender a ouvir o seu consumidor.

Uma coisa tão simples, que economizaria uma grande parte do orçamento de pesquisas, que as empresas não sabem utilizar. Não vou nem comentar os 0800 da vida de atendimento ao consumidor. Essa é uma grande maneira de ouvir seu consumidor, mas pelo que vemos, muitas empresas não dão a mínima e nos deixam esperando horas. Além desta, há outras diversas formas.

A revista Times, já em 2006, coroou como personalidade do ano YOU: o consumidor.

Isso nos mostra cada vez mais que o consumidor é REI. Não devemos medir esforços para satisfazê-lo.

 

QUEM FAZ UMA MARCA É O CONSUMIDOR!


Feliz dia do Consumidor para nós, que não é apenas hoje, e sim TODOS OS DIAS.


[BEYComm compras! =) ]

segunda-feira, 9 de março de 2009

Uma volta de peso

Sou corintiano roxo por opção, histórico familiar, bom gosto e claro, amor. Mas, acho que de uns tempos para cá, o Brasil está se tornando um pouquinho mais pró-Corinthians. Desde que Ronaldo Nazário, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, chegou ao futebol paulista, ele está dando o que falar por todos os pólos do nosso país e do mundo a fora. Além de ser um incrível atacante, o R9 está mostrando um poder de recuperação impressionante e de força de vontade (mesmo dando seus pulinhos nos dias da semana para pegar umas festinhas. O Gorducho já fez tanto por esse país, que tem crédito suficiente para dar essas deslizadas).

Estava esperando algo bem impactante para escrever sobre a Fera. Afinal, sua chegada já foi bem impactante ao ser anunciado um dia depois do Tri-Campeonato Brasileiro do time do São Paulo, conseguindo até dividir uma manchete de meia capa com o time campeão. Isso é ser Ronaldo! Ser notícia. Ser ídolo. Ser o 9 da Fiel. Não vejo problema se amanhã ou depois ele sair para jogar fora do país novamente (ou até ir para Flamengo, onde ele gostaria de encerrar sua carreira). Esse casamento está sendo recíproco. Nós entramos com o marketing, paciência e a louca torcida e ele com O futebol e a irreverência.


O quesito que me fez escrever hoje, é o anúncio de meia página da Nike no jornal Metro para o Ronaldo. Um anúncio em p/b, sem nenhum super efeito ou foto dele. Mas, como um bom anúncio precisa ter uma imagem ou frase marcante, a agencia optou pelos dois. Usaram uma porteira aberta (que na linguagem de boleiro, quando se diz : “Abriram a porteira” significa que o jogador embalou, ou o time vai fazer 3 ou mais gols em cima do adversário) e a frase: “Ele voltou” seguida do conceito embaixo “Rala que rola”. Vou parar de escrever e deixar vocês com esse anúncio FENOMENAL.


Não vou falar nada sobre o jogo de domingo, só que “Ô” 1x1 com gostinho de vitória foi esse, hein.


“Abençoados todos aqueles que não têm talento”
Ralph Waldo Emerson



[de BEYComm o peso]

sábado, 7 de março de 2009

Da Criatividade à Mudança


Inspiração é uma coisa muito subjetiva, porém, com toda certeza, podemos afirma que todos
 dependemos de um fator comum para este processo: a vivência; o cotidiano.Muito dessa vivência se traduz no lugar onde vivemos, nas pessoas com quem convivemos...
Talvez uns sejam mais criativos. Uns são mais racionais. Há ainda os que equilibram razão e emoção e fazem coisas surpreendentes. O fato é que a maior parte dessa inspiração veio da vivência, do mundo em que a pessoa vive.
Pare e Repare!
Olhe o quanto sua cidade lhe inspira e lhe traz a vontade de mudança.
Mudança esta para melhor. Sempre.
Ninguém pensa em mudar para pior não é?

Pode haver um lado ruim, lógico. Porém este vai inspirá-lo a uma profunda reflexão e crítica. Motivando-nos em busca do melhor, da mudança.
O lado positivo é um pouco mais complicado. Às vezes estamos tão acostumados com as coisa que passamos a reparar somente nas coisas ruins e o pior, sempre estamos buscando algo para reclamar. A parte boa passa despercebida e isso não pode acontecer!

Paremos!
Vamos começar a ver todos os lados.
Vamos reparar nos detalhes.
Os detalhes é que marcam!
Peguemos estes detalhes podres e plantemos idéias de melhoras.
Ao invés de só plantar, cuidemos dessas idéias e busquemos a idealização delas.
Por menores que pareçam essas idealizações, se cada um idealizar o mínimo para melhorar o mundo, tenho certeza que ele estaria muito melhor do que hoje.

Muitos criticam, mas só os fortes são capazes de concretizar mudanças!

Não deixemos essas mudanças para depois.

Certa vez ouvi que se não colocarmos uma idéia, uma mudança em prática nos próximos 2 dias em que houve o "insight", não a colocaremos mais em prática.

Cada vez mais vejo que isso é real. Comece a mudar logo que a mudança vier à sua mente. Nem que você ponha em prática hoje apenas o começo e vá continuando nos próximos dias. O importante é não deixar passar, pois se passar ela não vingará mais.

Repare: Nós homens (isso no sentido de humanos) dizemos que somos extremamente espertos, mas ao mesmo tempo em que construimos ponte enormes, prédios que são verdadeiras obras de arte, chegamos à Lua e até mesmo estamos explorando outro planeta sem ao menos ter ido até ele, como podemos deixar milhões de pessoas morrendo de fome, como matamos uns aos outros (não somente no sentido de perder a vida, mas no sentido de cada vez mais nos cobrarmos, não vermos nossos próprios limites nem o dos outros, estamos sempre matando uns aos outros até mesmo com palavras). Como isso é possível?

Usemos essa nossa inteligência e criatividade para melhorar o mundo. Vamos resolver primeiro problemas imediatos depois vamos em busca do desconhecido, de gastar bilhões de dólares para saber se há vida em algum outro lugar (esse é assunto para outros posts).

Bom a crise econômica está aí e agora veremos até que ponto irá a criatividade e até mesmo a ousadia dos grandes para driblar esta crise e torná-la uma piada num futuro próximo.


O Mundo é feito de Mudanças.
Use sua Criatividade e MUDE.

Vou finalizar o post com duas frases muito ouvidas nos últimos tempos.

Time to change.

                                YES, WE CAN!



[BEYComm Centrado!]

quinta-feira, 5 de março de 2009

Um sinal bem quente

Hoje enquanto esperava uma palestra interna começar, uma Executiva Comercial de um veículo perguntou para o Atendimento: “Como estão as coisas?” e ela responde logo em seguida: “Quentes!”. A menina com um ar de sarcasmo se referiu aos negócios e principalmente a temperatura escaldante que estamos vivendo nesses últimos dias.

Este post tem endereço certo: paulistanos e claro os publicitários. A cidade já está um caos faz tempo, graças a N coisas (trânsito, desemprego, violência e etc). Agora para ajudar, chegou essa massa de ar quente, mais conhecida como calor. Esse fenômeno natural é uma forma de transmitir energia de um corpo para o outro, mas a pessoa que expeliu isso não conhece São Paulo depois das 6h da tarde, para os íntimos: o famoso Horário de Pico, onde os tais corpos se encontram, se amassam e até se digladiam para arranjar um cantinho da cidade para se encaixar. É isso mesmo! É o inferno seguido do Deus nos acuda! Queremos (e acho que a maioria quer) que NEVE! Estou sendo egoísta, mas já chega de verão fora de época. Este parágrafo foi dedicado para aqueles paulistanos, mineiros, pernambucanos, cearenses e e por aí vaí, que enfrentam o dia-dia nos transportes públicos de São Paulo, como eu.

 Agora, para a galera das idéias. Ao invés de ficar reclamando, como o cara que vos escreve, temos que criar soluções em cima dos problemas, e se eles forem do cotidiano é melhor ainda! Empresas e suas agências cuidam diretamente dos problemas globais, como: fome, violência, a economia (que por acaso, está em alta nos dias de hoje) entre outros. Elas só esquecem que se continuar desse jeito, com esse calor de 30° até 40° por dia, não vai ter fome, violência e coisa nenhuma para elas salvarem, ajudarem e principalmente se “entreterem”. 

Melhor jeito de combater algo é conhecer o ponto fraco dele. Do aquecimento já conhecemos faz tempo: nós mesmos.

 Trabalhamos para despertar algo nas pessoas. A Terra está funcionando como um despertador que nos avisa diariamente. Um dia talvez acabe a bateria Dela, e seja tarde demais para acordarmos.

 A natureza está se comunicando, e pra bom entendedor um calorzinho basta.

 P.S – Se chove, alaga. Se faz calor, a gente quase morre dele. E se nevasse? Por favor, Forças Maiores, pensem nesta opção.


[BEYComm calor!]

domingo, 1 de março de 2009

Enfim Começou ....

Portas Abertas. Estamos Funcionando, corações batendo, cabeças pensando (pelo menos a maior parte do tempo), ansiedade batendo... 
Vamos levar a diante este blog que terá idéias boas, ruins, indiferentes. MAS TERÁ IDÉIAS! De uma ruim surge uma boa, de uma boa uma melhor ainda e assim as brilahntes. 
Desse jeito seguiremos: aprendendo com os erros, evoluindo com os acertos. Sempre ouvindo as críticas e opiniões. Por mais bestas que pareçam elas têm fundamental importância para nós (Isso foi um apelo! Sempre deixem suas opiniões para nós. Elas são como um farol que nos guiarão!).

Sobre o conteúdo: Idéias. Nada mais justo! Assuntos em geral, cotidiano, arte, cultura, conhecimentos, enfim, TUDO!

Esperamos satisfazer nosso público e que haja uma grande interação.

Sejam Bem Vindos!
Estamos Funcionando!
 
BlogBlogs.Com.Br